O FevERÊiro do Odu, realizado na Biblioteca Parque Estadual, não foi apenas um evento: foi a celebração do encerramento da primeira fase do projeto Odu Erê: Abrindo caminhos na indústria de jogos eletrônicos, viabilizado pelo Edital Projetando Saberes da SECEC-RJ. Com oficinas, palestras e uma Game Jam, o evento coroou meses de trabalho dedicados a formar talentos e ampliar a presença afro-brasileira nos games – e deixou claro: essa é só a semente de um legado que vai crescer.



Odu Erê: Um Projeto que Começa a Florescer
Ao longo de sua primeira fase, o Odu Erê capacitou jovens de comunidades periféricas e terreiros em narrativa, programação e design de jogos, sempre com foco na valorização da cultura negra. O FevERÊiro foi o ápice desse ciclo: na abertura (24/02), Carlos Augusto, diretor de narrativa do Odu Studios, reforçou: “Hoje fechamos um capítulo, mas o projeto está vivo. Vamos manter contato com todes fortalecendo nossa rede, e levar oficinas a mais comunidades e fornecendo redes de apoio para quem quer entrar na indústria.”
A roda de conversa sobre o mercado de games conectou participantes a profissionais experientes, enquanto o desafio “Criar um jogo em 1 hora” provou que ideias poderosas nascem mesmo sob pressão.


O Futuro do Odu Erê: Sementes Plantadas, Colheita pela Frente
No último dia (27/02), um jogo foi desenvolvido com a temática de carnaval e inlfuenciado pelos bate-bola.



Com o apoio da SECEC-RJ, o projeto conseguiu diversos marcos relevantes em 2024 e 2025:
- Curso EAD disponível gratuitamente no enderço ere.odustudios.com.br
- Apresentação do projeto Odu Erê e de jogos independentes no dia 27 de setembro de 2024 na Tenda Espírita Arcanjo Miguel na festa de Erê da comunidade
- Apresentação do projeto Odu Erê e de jogos independentes no dia 12 de outubro de 2024 na Ilê Axé Jagún Loya na festa de Erê da comunidade
- FevERÊiro do Odu realizado na Bilioteca Parque Estadual
#SececRJ #CulturaPresente #LeiPauloGustavoRJ
